Marli Mazon09/23 , Não categorizado

Os seus hábitos de hoje determinam o seu amanhã

Se você tem metas a atingir e ou deseja ter uma vida com boas perspectivas e saudável ao longo do tempo, deve começar com os hábitos adequados hoje. Os hábitos são fatores fundamentais que contribuem para o seu bem estar físico e mental, assim como,   são fundamentais para que você alcance seus objetivos. Portanto, precisam ser encarados como atividades essenciais à vida, tais como:  se alimentar, beber água, se comunicar. Bons hábitos, muitas vezes, dependem de  uma disciplina que precisa ser construída.

Uma boa opção, que ajuda muito  na construção dessa disciplina, é traçar metas realistas na sua agenda diária e cumprí-las sem questionar. Não permita que a mente  questione: “estou /não estou a fim”, não trate as metas como se fossem uma escolha, mas sim como algo inegociável.  Aqui o mais importante é a constância. Se você não gosta de se exercitar, comece com uma   meta  factível de trinta minutos, por três vezes na semana, estabelecendo dias e horários. Se for aprender a meditar,  ou outra ação que envolva tempo, você pode começar com cinco ou dez minutos e, aos poucos, vai ampliando. O que não pode acontecer é deixar de realizá-las. 

Também algo importante e que pode facilitar o  cumprimento da agenda é visualizar  que nela há espaço no seu dia, para o dever e para o prazer. Para isso na hora de se programar coloque todas as atividades na agenda:  aquelas das quais não gosta e  aquelas das quais gosta. Isso fará com que, por exemplo, as três tarefas relacionadas aos exercícios físicos que você estabeleceu: trinta minutos,  três vezes na semana, fique diluída em meio às demais nos sete dias da semana e assim aceita com mais tranquilidade.

Outro aspecto a ser   considerado como um facilitador, é o estabelecimento de dias e horários. Isso evita com que sua mente crie desculpas e distrações. Caso contrário a tarefa poderá tornar-se pesada e em meio às inúmeras distrações e desculpas da mente, você pode ser conduzido a um sofrimento e a uma grande  perda de energia. Se cumprida a tarefa, você será conduzido a uma satisfação, uma sensação de “dever cumprido” e mais que isso um fortalecimento de sua vontade consciente.

 No entanto, a mente sempre buscará um verdadeiro duelo mental. Se  de um lado  busca a satisfação da tarefa realizada, do outro, busca escapes e fuga  para outras alternativas como forma de  protelar e até mesmo não cumprir com a ação planejada. Como  se fossem duas partes de você mesmo brigando entre si. O objetivo da disciplina é criar a força do hábito, ou seja, cumprir  sem “inventar histórias”,  evitando assim, o duelo mental e o desperdício da energia.


Tags


Outros Artigos como este

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Cadastre-se na Newsletter Liderança Consciente

Receba Dicas e Estratégias Exclusivas para Transformar Sua Liderança e Impulsionar o Sucesso de Sua Equipe