No mundo acelerado em que vivemos, é fácil se deixar levar pela correria, sobrando pouco tempo para a autorreflexão e o crescimento pessoal. Como coach de desenvolvimento de liderança, treinador corporativo e coach de desenvolvimento de carreira, eu já vi de perto o poder de nos ancorarmos em práticas que aumentam nosso bem-estar e produtividade. Aqui estão quatro princípios que podem ajudá-lo a cultivar uma vida mais frutífera e gratificante.
“ATERRISSAR”
Significa fazer um espaço no seu dia para ficar em você. Mesmo que seja por apenas 15 minutos. Normalmente a nossa mente está “voando”. Estamos fazendo alguma coisa e pensando em outra. Temos centenas de pensamos todos os dias e a maioria deles são os mesmos. Por isso chamo este primeiro A, de aterrissar. Aterrisse. Pare. Fique alguns momentos com você mesmo. Respire. Faça uma meditação em algum momento do seu dia em que dedique somente a você. E caso ainda resista à idea da meditação, pode dedicar este tempo para escrever – coloque no papel o que deseja mudar, os seus objetivos ou uma decisão que precisa tomar. Quando você externaliza e vê de fora, fica mais fácil ter insights e assim ver as possibilidades para a resolução dos conflitos e para atingir suas metas.
“ACEITAR “
Significa reconhecer a situação em que se encontra. Aceitar é fundamental caso esteja passando por uma situação difícil. O segundo “A” é aceitar, o que não significa se submeter, isso precisa ser bem compreendido.
Nós temos a tendência de combater, não aceitar e até mesmo negar aquilo que nos incomoda. Não aceitamos o fim de um relacionamento, não aceitamos que o colega de trabalho é do jeito que é, não aceitamos normalmente as pessoas como elas são, etc. Quando combatemos e ficamos pensando “isso não poderia ter acontecido”, “porque ele é tão idiota”, “não acredito que está acontecendo comigo” – estamos colocando mais tensão na situação. Tensão sobre tensão. Como você pode lidar com o que nega? Com o que não admite como realidade? Quando aceitamos, isto é, reconhecemos e encaramos as circunstâncias como fatos, passamos a ver a situação de outra maneira, aprendemos a lidar de maneira mais adequada com ela e a partir disso, a enxergar oportunidades de mudança profissionais e pessoais.
“AGRADECER OU APRECIAR”
Já é cientificamente comprovado que praticar a gratidão traz inúmeros benefícios para a sua vida. Praticar diariamente a gratidão muda o seu foco. Aprender a apreciar, realmente a ser grato/a pelas coisas boas da sua vida é o terceiro “A”, com isso será mais feliz. Isto não significa passar a ver o mundo com lentes cor de rosa. Significa uma mudança de mindset.
Nós somos habituados a focar nos problemas, na falta, no que não funciona e a reclamar. Este foco negativo foi adquirido como consequência da mídia (sensacionalista para tudo o que acontece de negativo e pouco ou nenhum tempo dedica aos fatos positivos) e também muitas vezes da forma em que fomos educados.
Se você adotar a gratidão como prática diária na sua vida, em pouco tempo passará a ver mais coisas positivas do que, negativas. Consequentemente atrairá mais coisas boas. Lembre-se: aquilo em que você se concentra aumenta. Faça o teste. Mas seja genuinamente grato – é isso que vai fazer toda a diferença.
“APRENDER”
A única maneira de tornar seu futuro mais interessante que o seu passado é aprendendo. O quarto “A”, é portanto, aprender! Aprender sempre! Já reparou que muitas pessoas falam sempre sobre coisas do passado – relembrando momentos bons? Isso acontece porque provavelmente elas não têm coisas interessantes no presente ou perspectivas futuras. Pararam de aprender, de inovar. Manter a mente ativa ajuda a manter uma boa memória, contribui para a elasticidade do cérebro e nos torna mais resilientes para lidarmos com as circunstâncias profissionais e pessoais. Leia sobre um assunto que te inspira, aprenda uma nova habilidade, invista no seu desenvolvimento profissional. Seja curioso!!! Dedicar um tempo ao novo traz energia, motivação e torna sua vida mais interessante.